Curso: Introdução à Educação Digital.
Profa. Formadora: Rosilma Lobato Pinheiro.
Professor (a) cursista: Talmi Nunes Pereira.
Santana-AP, 27 de de maio de 2011.
O yoga surgiu há cerca de 500 anos no vale do hindu, atual Paquistão. As primeiras idéias foram encontradas nos livros sagrados do hinduísmo, os vedas.
A palavra yoga vem da antiga língua sânscrita e significa união, integração. Este idioma surgiu por volta do século XV a.c lá no oriente, na Índia. Em sânscrito se diz “o yoga”, pois é um substantivo masculino ( em português se escreve ioga ) e, como em português é um substantivo feminino, usaremos “a yoga”.
Yoga é uma ciência do autoconhecimento, um sistema de práticas, exercícios,filosofias e condutas éticas desenvolvido na Índia. Seu objetivo é a integração do ser atingindo o equilíbrio entre corpo e mente. Aprender equilibrar o corpo e tranqüilizar a mente desenvolvendo a meditação.
A yoga prestigia valores que são próprios da criança como simplicidade, ingenuidade, pureza e contentamento. O trabalho ( o projeto integrado ) compartilha um ideal de aproximar as crianças da prática da yoga dos valores que podem tornar nossa vida melhor, hoje e no futuro, da construção de uma sociedade mais justa e perfeita. Uma alternativa metodológica para enfrentar o estresse e a crise do ensino pode ser a utilização de exercícios simples de relaxamento e a respiração próprios da yoga, na sala de aula. Através de exercícios de relaxamento o aluno aprenderá a controlar e estresse e a ouvir melhor, assim como despertará a sua criatividade e recuperará a confiança em si próprio.
É importante salientar que não se trata de aulas de yoga, mas de exercícios de respiração e de relaxamento que podem ser praticados, alguns minutos, antes, durante ou após as aulas , como forma de estimular a concentração, atenção , observação dos educandos e incitá-los a curiosidade para realização de pesquisa sobre o tema.
REFERÊNCIAS:
ESTER, Maria Azevedo Massola ( yoga para crianças, pais e professores )
Nenhum comentário:
Postar um comentário