quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Integrado : A yoga na educação

         Quero compartilhar com vocês este projeto que  é uma das atividades desenvolvidas no curso de Intodução à Educação Digital, espero que gostem!!!!!!

           
INTRODUÇÃO  A EDUCAÇÃO DIGITAL
MULTIPLICADORA: ROSILMA PINHEIRO LOBATO


PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

            TEMA: A YOGA NA EDUCAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO: O projeto será desenvolvido na escola ESTADUAL FONTE NOVA, localizada na AV Dom Pedro s/n, no bairro Fonte Nova no Município de Santana – AP.

PÚBLICO ALVO: Alunos de 4º série

PERÍODO DE EXECUÇÃO: No decorrer do ano letivo.

OBJETIVOS:
  • Relacionar a postura da yoga com as TICS
  • Promover a concentração nas atividades.
  • Utilizar a tecnologia como fonte de pesquisa e publicação do tema proposto.

JUSTIFICATIVA:

     Integrar as novas tecnologias da informação ao cotidiano das salas de aulas resultará em mudanças nos modo de ensinar, principalmente na concepção da aprendizagem significativa. Tais, mudanças como elemento inovador nas instituições educacionais, passam, necessariamente, pela melhoria da formação dos professores e pela adoção de metodologias de ensino alternativas.
                Dentre vários métodos praticados com os alunos , dois deles receberam mais destaque, até mesmo por ser algo novo na educação, que é a prática da yoga em classe e de como adequar o uso das TICS a essa prática, com o intuito de aumentar o índice de aprendizagem e concentração.
                Com esses métodos os alunos além de aprenderem alguns movimentos de yoga, serão desafiados a buscar novas informações sobre o tema utilizando as novas tecnologias como fonte de pesquisa.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

                1º momento- Será feita a abordagem sobre a história da yoga.
                 2º momento – Serão apresentados os primeiros movimentos da yoga aos educandos.
                3º momento – Realização desses movimentos, trabalhando a concentração.
                 4º momento – Os alunos irão utilizar uma das ferramentas tecnológicas que é a internet,onde farão uma pesquisa sobre novas informações e movimentos da yoga. 
                 5º momento -  Nesse momento será feito a socialização da pesquisa entre os alunos.
                 6º momento – De posse das informações adquiridas irão produzir um texto e depois e digitá-lo no processador de textos KWORD.



AVALIAÇÃO:
               Será realizada no decorrer do projeto através das práticas dos exercícios. O aluno será avaliado de acordo com o seu envolvimento e compreensão do uso das tecnologias.

REFERÊNCIAS:
CELESTE, Maria  de Castilho ( uma introdução ao hatha yoga para crianças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário